quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CredConstrução alcança 150.000 cartões!

Apenas três meses após atingir 100.000 cartões, o Cred chegou em 18/11 a 150.000 cartões, em 2.600 lojas, e R$11m de vendas mensais. Confira os números atualizados diariamente em www.credconstrucao.com. Obrigado e parabéns a toda a equipe que fez isso possível!

sábado, 14 de novembro de 2009

Cred é destaque na matéria da Exame 20 empresas modelo de sustentabilidade!


Amanco foi novamente selecionada entre as 20 empresas modelo de sustentabilidade no Brasil, e o Cred foi destaque na Amanco.

A matéria que saiu na Edição Especial da Revista Exame explica que a Amanco não se contenta em fabricar e vender produtos - ela quer melhorar o mundo em coisas alinhadas com seu negócio. Ela identificou dois grandes problemas que afetam seus clientes e transformou-os em oportunidades de negócio - Treinamento e Indicação de Profissionais (Doutores da Construção) e Crédito adaptado às necessidades dos Consumidores (CredConstrução).

No Cred, em pouco mais de um ano, já são 147.000 cartões de crédito emitidos (continuamos crescendo mais de 15% ao mês!). 94% pertencem à base da pirâmide (menos de 2 salários mínimos) e 50% nunca tiveram conta em banco.

O Cred tem várias inovações de modelo de negócio, mas talvez a principal é que, em vez de contar com modelos estatísticos de aprovação como credit scoring e redes neurais, ele dá toda a informação e fortes incentivos para o lojista decidir para quem dá crédito. Com isso, o Cred tem uma enorme taxa de aprovação com pouca burocracia e possibilita crédito para pessoas que não teriam crédito com os bancos tradicionais.

Outra grande inovação são as ferramentas Web 2.0 para os vendedores das lojas, como games interativos e fórum on-line com mais de 10.000 postagens por mês, incluindo iniciativas montadas junto com os vendedores, como um recente concurso de fotos dos vendedores com produtos Amanco.

Confira mais informações nos sites www.credconstrucao.com e www.doutoresdaconstrucao.com.br!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CredConstrução alcança 100.000 cartões!

O Cred atingiu em 19/8 a marca histórica de 100.000 cartões! O programa está hoje em 2.200 lojas e atingiu R$40 milhões em vendas. E continuamos crescendo 15% por mês!

Outra novidade do mês é o Fórum (Bate-papo) com fotos, que está sendo uma experiência muito interessante de relacionamento com 6.000 vendedores, foi um sucesso enorme e está com 15.000 postagens por mês, apesar de várias lojas não terem acesso devido a inadimplência ou carteira pequena.

Segue também uma matéria da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que destaca a Amanco (único caso no varejo) com o apoio que dá a seus clientes e foi até entrevistar um dos lojistas que está muito contente com o cartão - ele duplicou suas vendas!





















quarta-feira, 15 de julho de 2009

CredConstrução na conferência Tarjetas y Medios de Pago 2009 - Miami!

Em junho, o case CredConstrução Amanco foi muito bem apresentado em São Paulo pelo Rodrigo Fernandes no I Congresso de Vendas e Financiamento de Varejo 2009 (Partner).

Ontem foi a vez do Cred ser apresentado em Miami nesta interessante conferência internacional! Seguem também alguns destaques das outras apresentações da conferência:


VISA – GESTÃO DE CARTEIRA
  • Bancos fazendo propostas de valor parecidas demais – “one size fits all”, “me too”.
  • Bancos focando muito em aquisição de clientes e não o suficiente na gestão. Ideal para emissores é estruturar equipes por etapa do ciclo de vida – uma pessoa responsável por aquisição, outra por ativação e outra por retenção.
  • Tendência de migrar cada vez mais para débito inclusive débito pré-datado, onde em alguns modelos o lojista tem parte do risco
  • Importância do emissor ter um Painel de Bordo ágil para poder detectar problemas rapidamente, e monitorar segmentação de clientes por rentabilidade.
  • Visa oferece consultoria com metodologia que inclui diagnóstico, definição de metas, benchmarking com outros, identificação de lacunas, análise de causa, plano de ação e monitoramento.
  • Ativação – exemplos de ações como aumento de linha e reemissão de cartões upgrade Gold.

MASTERCARD - SEGMENTAÇÃO E INOVAÇÃO

  • Interessantes segmentações incluindo: Planejadores x Espontâneos combinado com grandes compras x pequenas. Gasto absoluto x índice de gasto discrecionário/renda. Sugestões de ações dirigidas para cada segmento.
  • Cartões com chip - em 2008 foram 610m com chip, sobre um total de 5,5bn emitidos. Mastercard na vanguarda, mais de 50% dos cartões já têm chip. Fim de 2010 - na Europa 100% deverão ser com chip. No continente americano, Brasil é o mais avançado.
  • Paypass (wireless): enorme oportunidade (>$1trilhão) para valores abaixo de $25 - rapidez para loja e consumidor, maior ativação e uso para o banco. 50 milhões de cartões, 150.000 POS em 28 países. Todos os taxis em NY já têm. McDonald´s - economia de 18 segundos significa 3% de produtividade. Variantes: chaveiro, relógio, celular.
  • Fraudes caindo em todos os canais, menos internet, telefone e exterior em países sem chip. Para isso, usando CAP - tipo de token ring que gera um código baseado no cartão e no PIN - no Barclays fraude caiu para zero.
  • Cartões usados na Rússia para pagamento de benefícios sociais, enorme mercado potencial.

AMERICAN EXPRESS - ATIVAÇÃO RÁPIDA E RETENÇÃO

  • Importante o cliente ativar bem rápido o cartão, senão tende a cancelar. Estratégias: ligação de boas-vindas, ligação de oferta de débito automático. Incentivos para os empregados fazerem as ligações para o máximo de clientes, mesmo que tenham que ligar durante o fim de semana.
  • Estratégias de retenção para clientes com alto potencial de rentabilidade - preventivo: ligar para clientes que pararam de usar com oferta especial - reativo: equipe especial quando o cliente quer cancelar - posterior: oferta tentadora para o cliente voltar.

ATENTO – COBRANÇA E ATENDIMENTO A CLIENTES

  • Fundamental hoje ser multicanal – agência, telefone, SMS, email, etc.
  • “Não ligo para cobrar, e sim para te vender uma oportunidade de ficar em dia”
  • Estão com um piloto de atendimento por videoconferência, com um "kiosk" que pode ser colocado em um varejista.

TARJETA NARANJA E OUTRAS - ARGENTINA

  • Somando todos, 4m cartões.
  • 95% de clientes ativos, 50% com algum produto de seguro.
  • Cartão "teen" (para adolescentes) a partir dos 13 anos.
  • Serviço SMS (pago) para avisar de cada compra, fatura.
  • Sorteio para consumidor que faz proposta – dobro de chances se indicar amigo.
  • Limite 2x renda.
  • Inadimplência 6% 60-180/total.

BANCO AZTECA - MÉXICO

  • Foco na base da pirâmide – 4.5m de contas.
  • Aprovação in loco visitando a casa – critérios do scoring incluem número de lâmpadas, TV, DVD na casa, o que tem na geladeira.
  • Crédito - Modelo interessante onde o cliente tem uma linha de crédito (2x renda mensal) e para qualquer retirada, sabe exatamente quanto vai ser a parcela (a cada $100, parcela semanal de $2,50, durante mais de um ano). Cash advance disponível apenas após alguns meses. Dizem que cliente não liga para taxa embutida, mas detesta outras tarifas. A taxa é alta - na Colombia eles nem querem entrar, pois há uma lei limitando as taxas máximas.
  • Poupança Premiada – apelo “dinheiro mais seguro que em casa”. Aplicação mínima o equivalente a R$10. Os fundos são suficientes para TODO o crédito que o banco concede, banco não teve problemas de funding na turbulência.
  • Apenas 5-7% têm ambos os produtos – Crédito e Poupança.
  • Ainda não está funcionando muito bem no Brasil – mercado de baixa renda mais competitivo que outros países, estão analisando se seria melhor abandonar o pagamento semanal, que é o tradicional em outros países.
  • Cliente é identificado na agência não por assinatura (alguns são analfabetos) e sim pela digital (biometria)
  • Inadimplência 7-13%.

OUTROS

  • Apresentações interessantes sobre smart cards (Gemalto), cartões pré-pagos (Banco Nacional de Costa Rica), consultoria junto com TI com remuneração apenas no sucesso (Tecnocom), private labels (Lojas Renner).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CredConstrução é destaque na Revista Anamaco!

A Revista Anamaco é a maior revista do setor da construção, recebida por 25.000 lojistas.

A matéria de capa de junho foi Crédito para compra de materiais de construção, e um dos destaques foi o nosso CredConstrução Amanco.

O Crescimento do CredConstrução continua espetacular, passamos dos 80.000 cartões e R$30 milhões de vendas, e os números continuam crescendo quase 20% por mês!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

CredConstrução na Revista Exame!




















O Cred continua com seu crescimento explosivo e apareceu na Exame!

Amanco encontrou uma forma diferente de enfrentar a crise: ajudar os milhares de lojistas que distribuem seus produtos a vender mais.

Os lojistas dependiam do crediário para financiar compras dos consumidores. Com a crise, os bancos apertaram as condições e a taxa de aprovação do crediário caiu muito – hoje apenas um entre três clientes consegue crédito. Isso afetou as vendas das lojas, muitas tiveram até que voltar ao fiado para não perder vendas.

A Amanco estudou profundamente o segmento e montou um cartão com várias inovações para as lojas. O grande diferencial é que ele aumenta as vendas da loja. Ele tem a maior aprovação do mercado, aprovando cerca de dois terços dos clientes. O lojista tem acesso a todas as informações dos clientes e ferramentas exclusivas de CRM, que ajudam ele a aprofundar o relacionamento com o cliente e gerar vendas repetidas. E a Amanco cria um relacionamento individual com cada vendedor da loja através de ferramentas web 2.0. (fórum, páginas pessoais, jogos interativos).

Em poucos meses de operação, o cartão chegou a 1.200 lojas implantadas e já tem mais 500 aguardando implantação. Foram emitidos 56.000 cartões e esse número vem crescendo 25% por mês.

A única condição para a loja ter acesso ao cartão é vender produtos Amanco. Mas o cartão pode financiar compras de qualquer produto.