quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Anotações da National Retail Federation Convention 2009!

Parabéns ao Mauro Napolitano e a toda a equipe, a convenção da NRF foi um enorme sucesso comercial para a Amanco, junto aos lojistas convidados e junto a todo o resto da delegação brasileira!

As palestras também tiveram alguns pontos interessantes – atendendo a pedidos, segue um resumo do que anotamos, qualquer complemento de outros participantes é sempre muito bem-vindo.














2009 DEVE SER O PIOR ANO DA HISTORIA PARA O VAREJO AMERICANO

  • 95% dos consumidores dizem que já estão fazendo sacrifícios
  • 63% acham que começa a melhorar só a partir do quarto trimestre
  • 67% acham que poderia levar 3 anos para voltar a ter confiança e gastar como antes.

O CLIENTE ESTÁ MUDANDO COM A CRISE

  • Volta à simplicidade – e não será temporária – “cheap is chic”
  • Embora em alguns segmentos preço ganhe importância, em outros curiosamente a ansiedade faz que o cliente procure a confiança de marcas conhecidas - estudo da IBM mostra grande crescimento em dois segmentos:
    • Advocates (fanáticos, os mais valiosos) – quase dobrou, chegando a 38% - querem Qualidade, Experiência de compra, Conveniência.
    • Shifters (mudando de varejista, mais jovens) – subiu para 30% - querem Preço/promoção, Conveniência, Sortimento - 40% deles se transformam em advocates de um novo varejista.
  • Muitos falaram que mais que nunca é importante defender as marcas.

A GERAÇÃO MILLENIAL (<30 anos) ESTÁ ENVELHECENDO E CRESCENDO

  • Metade dos usuários do Youtube já têm mais de 34 anos - o número de vídeos online vistos por mês atingiu 12 bilhões
  • 40% de todas as mulheres que tiveram filhos este ano já têm perfil online (MySpace/Facebook/Orkut, etc) – no total, 86m têm perfil online nos EUA, 3m têm Twitter
  • 20% das buscas do Google a cada dia são novas, nunca antes buscadas

A GERAÇÃO MILLENIAL É REALMENTE MUITO DIFERENTE

  • Foco em compartilhar, colaborar, avaliar, conectar-se - “tribos”, comunidades de interesse para cada tema.
  • A web (multi-canal) passa a ser fundamental - Em 2012, 50% de todas as vendas influenciadas de alguma forma pela web
  • Cada vez mais as pessoas são sedentas por informação – 77% dos compradores online lêem opinião de outros usuários
  • Americano típico vai passar 5.4 anos online, 48% do seu tempo de lazer
  • Sua marca não é mais o que você diz – é o que o Google diz – 25% do conteúdo online das 20 maiores marcas é gerado por usuários
  • Curiosamente, ao comprar, os jovens visitam poucos sites – valorizam entrega grátis, fácil devolução

O CELULAR É O NOVO PC

  • 75% dos adolescentes já têm celular nos EUA, 96% no Japão
  • A maior parte do tempo dos adolescentes online é fora de casa (maioria celular)
  • No Japão já são feitos 600.000 pagamentos por celular por mês

BRANDING É COMO RELIGIÃO

  • O autor do livro Buyology analisou a imagem do cérebro de 2.000 compradores e achou que as áreas que se iluminam com marcas como Apple, Ferrari, Harley Davidson são as mesmas que as de religião.
  • Também achou que 85% da decisão de compra não é racional, e mostrou o case de cigarros, cujo consumo cresceu 13% nos últimos quatro anos. O que as empresas podem fazer para influenciar o consumidor, em ordem crescente de eficácia:

1. Rituais (ex: tomar cerveja Sol com limão)

2. Merchandising em outros produtos

3. Imagens subliminais – ex: pedaços, cores do logo e outros símbolos (Marlboro, McDonald’s)

4. Advertência – curiosamente aumenta o desejo pelo produto!

5. Patrocínios – ex: Formula 1 (Stock Car?!)

  • Também falou do poder do cheiro e da música que são muito fortes para persuasão inconsciente.

O BRASIL ENTROU NO MAPA

  • Estimamos que quase 20% dos presentes nas palestras eram do Brasil (total 560 participantes brasileiros)
  • Falou-se bem do Brasil em várias palestras (antes não se falava)

NOVIDADES NA FEIRA

  • Tema comum - Cliente interage, se diverte e trabalha para o varejo. Grandes telas ou mesas tipo iphone para simular, comparar, escolher.
  • Várias “pontes” entre o celular e a loja
    • Snap it – código de barras colorido, ao tirar uma foto o celular vai direto para a página web com mais detalhes do produto
    • MMS – cliente na loja envia um SMS com um código, recebe um MMS (SMS com multimidia) com mais detalhes e cupom de desconto personalizado
    • Celular envia sinais para a gôndola (cliente tem que fazer opt-in), registra fluxo dos clientes, dispara informações e cupons
  • Carteiras eletrônicas – Celular armazena todos os cartões de crédito, pode fazer compra passando perto do POS (sem contato).

CONCLUSÃO - PRIORIDADES DAS EMPRESAS 2009 (Deloitte)

  • Geral: Cliente no centro de tudo, Defender marca, TI estratégico para reduzir custo e aumentar vendas
  • Colaboradores: Produtividade, Experiência de Compra, Motivação
  • Web: Alavancar redes sociais, obter insights mais profundos dos clientes, aumentar personalização e auto-serviço

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